@jalq Tudo bem? Coloquei as minhas observações para cada uma das suas questões. Estas visões poderão ter parte de subjetividade, mas tentarei ser o mais objetivo possível.
(1) A resolução do Oculus tem o conhecido "door effect" e os pixels são perceptíveis. Em um jogo FPS, por exemplo, quando o algo está distante você poderá ter dificuldades para enxergar. O que fica mais próximo de você é bem visível e você até se esquece do "door effect". Os jogos e demos que são empolgantes faz com que você se esqueça destes pixels. Como a visão do Oculus Rift é mais abrangente do que estamos acostumados, quase tudo fica empolgante, mesmo aquilo que um monitor de 50 polegadas não ficaria. Os textos são de difícil leitura se estiverem em letras pequenas. Dificilmente eu tive problemas com isto, mas em alguns jogos e demos pode acontecer. Eu vejo as imagens com pixels, mas não são pixels exagerados. As imagens, em quase 100% delas você pode ver perfeitamente, a não se quando estão bem distantes, como eu tinha dito acima.
Acho que é importante te informa que, em algumas pessoas o Oculus Rift, devido a latência pode deixar a pessoa um pouco tonto, eu acredito que isto dependa do costume que se tem do uso. Atualmente eu não sinto mais e, no começo eu tinha sentido um pouco. Isto se deve ao software, algumas vezes e, em outras, se deve a latência que pode ser causada.
(2) No meu caso, eu fiz o pedido em março/2013 e recebi em julho/2013. Eu estava em uma fila de pré-encomendas. Atualmente a previsão é em torno de 1 mês, pois as pré-encomendas já foram entregues. O processo de produção do Oculus e entregas melhorou significantemente entre as entregas iniciais e as entregas de agora.
(3) A previsão está para o ano que vem, provavelmente na época que você disse. Acredito que, com os aportes que receberam, poderão até antecipar. Alguns motivos podem levar a esta antecipação:
a. O vrAse será lançado no ano que vem e traz uma solução interessante de realidade virtual com os celulares
b. A Sony gostou do Rift e, pelo jeito, tem trabalhado para lançar algo para o PlayStation, porém, sem previsão para consoles, o que não concorreria diretamente com o Oculus Rift
c. Há muitas empresas interessadas no Oculus Rift e gamers também, tudo isto pode levar a mais aportes e novas aplicações e, com mais aportes financeiros poder antecipar as entregas
d. Atualmente já está em discussão a criação do novo design, onde os desenvolvedores e outros interessados poderão enviar suas sugestões
e. Já há vários aplicativos, de empresas grandes, que tem compatibilizado com o Rift (Ex.: iRacing, Half Life 2 e outros)
A lista é longa e por aí vai. São alguns motivos que acho que terão uma versão próximo ao meio do ano que vem. Visão particular minha.
Enfim, eu considero que, para mim que foi um ótimo investimento neste produto, algo totalmente novo e que gera uma perspectiva bem positiva sobre a realidade virtual.
Se o seu objetivo é desenvolver, esta é a versão perfeita. Se desejar ter um produto definitivo, ao adquirir este, não verá a hora de adquirir o HD também, pois se é bom como é, como será quando não existir o "door effect"?
Eu tenho colocado algumas informações de atualização o Oculus Rift na página "Oculus Rift Brasil" do Facebook. Sempre tento trazer algumas informações mais atualizadas sobre o produto e outras tecnologias equivalentes. Lá você poderá ler mais sobre o vrAse, que citei acima.
Espero tê-lo ajudado.